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Notícias - Quinta-feira, 25 de Outubro de 2012

ESPECIAL: Conheça as mudanças que serão realizadas no trânsito de Três Passos durante os próximos meses

ESPECIAL: Conheça as mudanças que serão realizadas no trânsito de Três Passos durante os próximos meses

Postado por Roberto Tadeu Fauri

Na noite de terça-feira (23), uma reunião realizada na sala 100 do campus da Unijuí de Três Passos abordou um assunto que há muito tempo clama por atenção: a situação do trânsito no município. O evento foi organizado pela Cacis, juntamente com o Conselho Municipal de Trânsito, em parceria com a Secretaria de Obras.

Na ocasião, as entidades puderam expor algumas importantes mudanças que serão realizadas nos próximos meses, além de ouvir a opinião de participantes, no intuito de minimizar os problemas referentes ao trânsito trespassense.

Como já é de conhecimento geral, Três Passos teve um aumento significativo em sua frota nos últimos anos. Tal situação, associada ao fato de que o sistema viário urbano foi projetado há mais de 50 anos, acaba se refletindo em diversos problemas: acidentes constantes, falta de estacionamentos, sinalização inadequada, faixas de segurança escassas, além de pequenos congestionamentos em horários de pico. De certa forma, tais características demonstram que a cidade está crescendo, mas não possui uma estrutura adequada para comportar tal progresso.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Fábio Beal, as propostas apresentadas na ocasião foram previamente elaboradas de forma coletiva, de acordo com a opinião de munícipes, mas sempre tendo como base a legislação vigente.

Fábio salientou que o Conselho é um órgão consultivo. Todas as sugestões são analisadas, buscando-se principalmente concordância das ideias apresentadas com o Código de Trânsito Brasileiro, sendo verificado também a viabilidade da mesma, de acordo com as verbas disponíveis. Ele ressalta ainda o fato de que muitos pedidos e cobranças constantemente solicitados pela população não são implantados por haver discordância com as leis. “Alterações somente podem ser realizadas baseadas no código de trânsito. Não é permitida uma mudança ao conselho, caso a legislação não esteja de acordo” – completa.

Antes de expor o projeto a entrar em vigor, o Secretário Municipal de Obras de Três Passos, Gilmar Cardoso, abordou também a questão relacionada às diferentes opiniões e dificuldades em se chegar a um denominador comum, principalmente em um assunto tão delicado quanto o trânsito. “Não há possibilidade de implantarmos soluções que agradem a todos; sempre haverão medidas que não são vistas por uma porcentagem de munícipes como sendo ideal” – diz.

Cardoso utilizou como exemplo a alteração feita no cruzamento existente em frente ao fórum – que havia sido fechado há alguns meses –, onde foi recentemente instalada uma rotatória. Na ocasião, cerca de 50% dos motoristas que ali passavam criticaram a medida, enquanto que a outra metade aprovou a proposta. Ainda, afirmou que o material utilizado para a instalação da rótula é de caráter provisório; em breve, a mesma será construída com tachões, para que veículos maiores possam transpor em casos onde a manobra for dificultada.

A proposta para os próximos meses

Na sequência, Fábio e Cardoso apresentaram ao público presente as medidas que serão tomadas durante os próximos meses, buscando uma harmonia entre a necessidade imediata de mudanças e das verbas disponíveis.

O projeto segue o modelo do PlanMob - Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Pública, um estudo do perímetro urbano apresentado em 2010 (clique aqui e confira uma das matérias realizadas pelo Portal Região Celeiro na época), mas com algumas alterações propostas por munícipes – os quais, obviamente, conhecem melhor que ninguém a realidade da cidade. A medida visa principalmente melhorar o fluxo de veículos e aumentar o espaço de estacionamento.

As modificações serão realizadas no trecho compreendido entre a rótula da Avenida Ijuí e o semáforo existente no cruzamento da Júlio de Castilhos com a Rua Visconde de Mauá. Basicamente, grande parte das ruas que cruzam a avenida principal terão sentido único, com estacionamentos oblíquos em uma das laterais – no caso, o lado com maior espaço físico. Cabe ressaltar que o estacionamento oblíquo praticamente duplica o número de veículos em um mesmo local.

As seguintes ruas irão sofrer alterações: Tiradentes, General Osório, Borges de Medeiros, Bento Gonçalves, Estivalet Pires, Seredo Braun, Dom João Becker, Ricardo Rücker, Roque Gonzales e Visconde de Mauá. Confira o projeto proposto (em formato PDF) para melhor entendimento. Algumas modificações – incluindo-se as sugestões propostas durante a reunião – ainda não estão presentes nesse arquivo.

Alterações significativas

Um dos principais problemas levantados consiste no trecho próximo à Câmara de Vereadores, na esquina do Colégio Ipiranga. Para melhorar o fluxo de veículos naquele local – principalmente em horários de pico –, os automóveis que trafegam pela Rua Salgado Filho não poderão mais seguir até a junção da rua com a Gaspar Silveira Martins (em frente à principal entrada do educandário). Eles deverão, obrigatoriamente, subir pela Rua Borges de Medeiros (rua do Tabelionato), via que também terá sentido único.

Quanto ao trecho que passa pela lateral do colégio, o qual atualmente já é mão única, seu sentido será invertido. Para os que trafegarem da entrada principal do educandário em direção à Câmara de Vereadores (como no caso de pais que deixam seus filhos na escola), estes também deverão, obrigatoriamente, subir a Rua Borges de Medeiros.

Outra mudança significativa irá ocorrer no semáforo existente atualmente no cruzamento da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Visconde de Mauá (popularmente conhecido como “2ª sinaleira”), o qual possivelmente será transferido para o cruzamento da Rua Ricardo Rücker (esquina da Saracura).

Há previsão de que sejam criadas mais de 200 novas vagas de estacionamento. Ao todo, 92 placas deverão ser instaladas, sendo utilizados ainda 18 baldes de tinta para a sinalização no solo. Para essas alterações, é previsto um custo de, aproximadamente, R$ 25 mil.

O Conselho de Trânsito salienta ainda que qualquer cidadão pode – e deve – apresentar sua sugestão. Para isso, basta que, de acordo com código de trânsito, a ideia seja formalizada por escrito e encaminhada ao órgão responsável. As propostas são estudadas, e, caso estejam de acordo com o código vigente, são implantadas dentro dos recursos cabíveis.

Fonte: Roberto T. Fauri - Região Celeiro
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Comentários

o sistema postou em 25/10/2012, às 07:44:49

mas primeiro de faser as mudancas no transito de tres passos tenq faser uma avenida nova pq esta q ta ai ta cheia de buraco!!!!!!

MOTORISTA postou em 25/10/2012, às 08:27:58

Interessante no papel, mas na prática é beeeem diferente.
Tomara que dê certo, torço sinceramente para que se cumpra o prometido, mas que principalmente o MOTORISTA de nossa cidade também faça sua parte, porque aqui o problema é o Motorista que às vezes ném sabe pra que serve o Pisca. Tem MOTORISTA que anda pela cidade e ném sabe pra que lado ligar o pisca quando tem que entrar, e muito menos sabe olhar no espelho.
Tomara que dê certo..

jose antonio postou em 25/10/2012, às 09:24:37

a atitude e boa mas na pratica vamos ver, o que eu fico pensando e o seguinte, primeiro as pessoas que estao ai sao sempre meia duzia da cacis e nenhum deles faz nada pra melhorar basta ir na frente do comercio deles pra vc ver que os carros deles estao na frente de suas lojas ocupando os espaços, vcs deveriam perguntar pras pessoas que andam no dia a dia da cidade, pergunte se vc consegue por exemplo passar um onibus na avenida, sera que nao existe uma opçao para eles

Tiago postou em 25/10/2012, às 17:04:49

Esses estacionamentos oblíquos só servem pra piorar o transito, hoje se trafega tranquilo em duas vias, com essa porcaria vai perder uma, como se perdeu perto da Cotricampo, ficou um nojo aquilo.

Quer ter mais vagas de estacionamento, coloca faixa azul, R$ 0,50 por hora, assim evita de quem for trabalhar deixar o carro o dia todo nas ruas do centro.

Mais uma coisa, pouco adianta melhorar o transito se nem avenida se tem mais pra trafegar, está uma vergonha esse asfalto cheio de buracos.

VERDADE postou em 26/10/2012, às 09:52:48

Fala-se conforme verba disponível, fiquem sabendo que 50% do IPVA pago retorna para o município para manter o transito, vamos fazer uma analise, em média R$ 300,00 por veículo, pois os novos pagam acima de R$ 1.000,00 multiplique pelo número de veículos e me responda quanto deu e onde esta esse dinheiro, que daria para resolver os problemas de trânsito em um ano.

VERDADE postou em 26/10/2012, às 09:58:37

Vejamos mais, será que o pessoal do trânsito da nossa cidade não tem vergonha em falar de mudar a sinaleira de lugar, acho que eles não sabem que isso da para comprar e solucionaria a maioria dos problemas, a nossa cidade deveria ter no mínimo umas 12, usem o dinheiro do IPVA que da para comprar, use ele para a finalidade que foi criado, no transito. O responsável pelo transito deveria viajar um pouco quem sabe ele aprende o que é SEMÁFORO, mas explico, são aqueles postes com três luzes, vermelho = pare, amarelo = atenção, verde = siga em frente, entendeu. Coloque alguns e verá que fica ótimo. E parabéns pela ideia das lombadas já ajudou bastante.

VERDADE postou em 26/10/2012, às 10:02:19

Finalizando, quanto ao asfalto nos últimos 4 anos, Campo Novo, Sede Nova, Derrubadas, Humaitá e outros municípios da região celeiro fizeram mais asfalto que Três Passos, claro que se contar quem gastou mais Pinche foi Três Passos, mas para remendar a buraqueira num asfalto que já se desmanchou.

VERDADE postou em 26/10/2012, às 10:08:31

Quanto ao colégio Érico Veríssimo, em vez da rótulo mencionada pelo amigo Marcio, que seria bom, mas levando em conta que o pessoal não sabe usar rótula porque param dentro dela, na Unijuí os que se acham todo poderoso somente porque estudam lá estacionam na escadaria atrapalhando a rótula, que tal SEMÁFORO. Será que não percebem, SEMÁFORO é a solução na maioria dos casos. Olha o caso do cruzamento do Fórum, Semáforo de quatro tempo. Desculpe esqueci que o pessoal do transito não conhece esse equipamento.
E.T. o pessoal do transito pode responder, não ficamos incomodados com as explicações deles.

cidadão postou em 26/10/2012, às 11:01:34

não foi feito nada ainda... e vcs ja estão criticando... temos que ter paciencia, a culpa não é de pessoas recentes e sim de anos atras, essas pessoas aí em cima citadas estão apenas querendo ajudar, pois ninguém é capaz de fazer nada, mas criticar aparece varios... DITO

marcio postou em 26/10/2012, às 12:23:36

o senhor verdade sabe tudo sobre transito,morei ate pouco tempo em caxias do sul,se semafaro fosse a soluçao nao averia engarrafamento la,o transito fica lento, tenque educar o motorista, e ter um pouco mais de paciençia, e nao comentar com o lado politico,se o senhor ler bem a materia vai ver que estao aceitando novas ideias, é só o senhor ir na prefeitura e espor suas ideias, a mas la o senhor tera que se indendificar.

Fabio postou em 26/10/2012, às 16:43:05

Obrigado Marcio, pelo comentário e será que o SR Verdade conhece bem o CTB, suas resoluções, seus artigos, e nem leu a reportagem com a devida atenção pois o pessoal do transito que ele se refere, se está se referindo ao conselho de transito, o conselho de transito é um órgão consultivo e não executivo, e quando se referiu que deveriam viajar mais para ver se conhece semafaro, ele deveria primeiro conhecer as pessoas antes de falar bobagem, e bem como VC Colocou Marcio precisamos de educaçao no nosso transito, desde pedestres até condutores, é um ponto basico acho que em vez de chutar o balde sem primeiro conhecer as real mudança e ver se vai funcionar tem que ver o que eu estou fazendo pelo transito, antes de criticar tudo no transito se perguntar se eu ando corretamente se sou exemplo, e se conheço e respeito as regras de transito, para dai sim sai falando coisas.

o sistema postou em 26/10/2012, às 16:47:43

mas me diga uma coisa senhor marcio o senhor verdade esta falando alguma mentira m fala senhor marcio. ata ser ir na prefeitura expor as ideias c forem comtrarias as ideias da canbada vc vai matar alguem. foi isso q o senhor quiz dizer senhor marcio

Guilherme da Silva Acosta (Paraíba) postou em 26/10/2012, às 19:49:26

Primeiro, parabéns pelas mudanças aprovo todas. E aproveito para deixar minha opinião sobre o cruzamento da avenida Julio de castilhos com a rua Mário Tota (rua do hospital de caridade), penso que o estacionamento para motos que existe na esquina da farmacia de manipulação poderia se extender até o início da clínica médica que tem no lado do Mano's (iniciar na esquina e terminar depois do manos) isso facilitaria a visão de quem vem no sentido Hospital - centro. E relembro o acidente fatal que aconteceu ali no passado. Isto é uma sugestão de uma pessoa que está por fora das leis e tals, mas falo como motorista. O quebra-molas que foi posto ali ajudou muito, mas mesmo assim acho o cruzamento perigoso.

Carlos postou em 26/10/2012, às 23:57:45

Essa alteração prevista nas proximidades do Colégio Ipiranga vai ser um tiro no pé. Se a intenção é desafogar o trânsito na avenida, com essa alteração, os motoristas vão ser obrigados a ir para a avenida. Qual é a roda para ir do centro para a saída? Só vai restar ir pela avenida mesmo.

VERDADE postou em 27/10/2012, às 10:32:39

O Sr. Fábio que conhece tanto lei de transito me responde duas:
1) A lei preve que 2% dos estacionamentos na cidade devem ser reservados para idosos e portadores de deficiência física, Vejo um cidadão de Três Passos dar voltas na quadra para esperar alguém desocupar uma vaga perto de onde quer ir. Bom pelo menos tem vaga para isso na prefeitura e fórum, são duas mas não DOIS PORCENTO. Bancos, repartições públicas tipo Detran e outros CADÊ. Pode conhecer a lei mas não a executa.
2) Na nossa cidade os novos motoristas aprendem que podem ir até o centro da avenida para atravessá-la e ali parar esperando até desimpedir o outro lado. Bom param em cruzamento e ainda obstruem a via preferencial. Veja o que diz a lei do trânsito que tu diz conhecer.
Art. 45. Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal.

Art. 182. Parar o veículo:
VII - na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres:
Infração - média;
Penalidade - multa;

Tipos de Infrações - Código de Trânsito Brasileiro
Tipos de Infrações - Código de Trânsito Brasileiro

Código Descrição Artigo Pts Valor(R$)
5606 PARAR VEIC.DESACORDO COD.TRANS.BRAS IV1C 53,20
5614 PARAR VEIC.NA PISTA DE ROLAMENTO V3C 127,69
5622 PARAR VEIC.S/PASSEIO/FAIXA PEDESTRE VI1C 53,20
5630 PARAR VEIC.CRUZAMENTO PREJ.CIRCULAC VII2C 85,12
5649 PARAR VEIC.VIADUTOS,PTES E TUNEIS VIII2C 85,12
5657 PARAR VEIC.NA CONTRA MAO IX2C 85,12

Bom já te mostrei que conheço as leis do trânsito e inclusive estudei elas, então faça o mesmo e tome providências que no seu caso só conhecer não adianta.

VERDADE postou em 27/10/2012, às 11:20:47

Sr. Marcio Schmidt, lhe conheço e apoio sua revindicação, mas um semáforo também resolve, até completo, proibir estacionamento nos dois lados na frente do Érico é o ideal, os pais não precisariam fazer fila dupla na hora de largar e pegar os alunos, reservar para paradas rápidas para isso e para os transporte escolar, ficaria ótimo.

Fabio postou em 27/10/2012, às 11:35:47

Agora me Diz uma coisa o que o conselho de transito tem a ver com o que é ensinado aos condutores ou melhor o que eles fazem depois de aprender, pois o principal problema em nossa cidade é a concientizaçao dos condutores e respeito as regras e normas de transito, como foi falado o conselho de transito é um orgão consultivo e nao executivo, o que estamos fazendo é tentando melhora o transito do nosso municipio discutindo e tentando achar uma medida que possa resolver, claro que todos sabemos que para resolver mesmo o problema principalmente de estacionamento na area central, e estacionamento rotativo (cobrado), mas ai é outro departamento primeiro precisa ser municipalizado o transito, agora quando a circulaçao de veículo cabe a responsabilidade a cada condutor fazer a sua parte.

pedro postou em 05/11/2012, às 17:50:22

Primeiramente,gostaria de convidar essas pessoas que so fazem criticas a vir e dar ou melhor sugerir uma melhor solução para o transito de Tres Passos, nao adianta ficar criticando e nao fazer, nada,vamos ir nas reunioes pois foram convidados,e esses criticos nao aparecem.parem e ajudem

NÉM PREU!! postou em 12/11/2012, às 21:08:31

to nem ai!! que que vão muda!!!

Mudanças :S postou em 03/06/2013, às 20:13:41

Três Passos a cidade dos quebra Molas ;/
cada esquina agora tao fazendo um quebra molas, que mudanças podres, nao tem como andar pelas ruas e ainda colocam quebra molas, invez de colocar lombadas eletronicas que com o tempo dariam retorno ao municipio.... e essas mudanças so vão piorar o que ja esta ruim....

xvsMSAQ78 postou em 01/12/2015, às 17:42:50

Moi je sais of9 elle e9tait passe9e! Je l'ai croise9e sur la lune of9, incroyable mais vrai elle se de9plae7ait en ski!


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