visualizações: 15350

Notícias - Quarta-feira, 06 de Outubro de 2010

DERMATOLOGIA - Furúnculo

Dra. Ivete Fauri
DERMATOLOGIA - Furúnculo

O furúnculo consiste em uma infecção bacteriana da pele que provoca a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo (cavidade onde nasce o pelo). É causada pela bactéria Staphylococcus Aureus, que penetra no folículo e causa inicialmente uma infecção superficial na pele. Posteriormente, ela se dissemina e acaba formando a lesão característica, com uma região amarelada no centro e um contorno avermelhado e endurecido.

Manifestações clínicas

A lesão inicia-se por um nódulo muito doloroso, vermelho, inflamatório, endurecido e quente, centrado por um pelo, onde pode aparecer um pequeno ponto de pus. O tamanho do furúnculo vai depender da profundidade da infecção ou do folículo infectado: quanto mais profundo(a), maior é o furúnculo. Com o tempo, ocorre a destruição da pele que recobre a região central, que rompe espontaneamente e leva à eliminação do material amarelo esbranquiçado do centro (tecido necrótico) juntamente com pus – popularmente conhecida como "carnegão" – formando uma ferida ulcerada. Após o rompimento, a dor melhora e a ferida tende a cicatrizar, deixando uma mancha escura no local.

O furúnculo pode ocorrer em qualquer parte da superfície corporal, exceto a palma da mão e a planta do pé. Entretanto, tem preferência por regiões ricas em pelos e submetidas à fricção e alta transpiração, como a região do pescoço, face, axilas e nádegas. Acomete mais os homens que as mulheres, principalmente após a puberdade. O aparecimento pode ser favorecido pelo uso de substâncias gordurosas na pele, que fecham o folículo e propiciam a infecção, e também pelo uso de roupas justas, que levam à fricção.

Quando ocorrem repetidamente, a doença recebe o nome de furunculose, e está associada à uma deficiência do organismo em evitar a infecção do folículo. Quando várias lesões surgem simultaneamente, próximas e interligadas, o quadro recebe o nome de antraz – que geralmente ocorre na região da nuca.

Prevenção

A prevenção só é indicada para aquelas pessoas que apresentam furúnculos recorrentes. As medidas indicadas são as seguintes:

  • Uso de antibiótico para tratar todos os episódios que ocorram;
  • Limpeza da pele com substâncias antissépticas;
    Lavagem frequente das mãos;
  • Uso de toalhas limpas;
  • Trocas frequentes de fronhas e roupas íntimas;
  • Erradicação do estado de portador assintomático da bactéria Staphylococcus Aureus na flora nasal (algumas pessoas abrigam essa bactéria, na flora nasal, sem apresentar qualquer problema).

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos locais e sistêmicos. Nos casos muito dolorosos e com superfície amolecida, pode ser feita a drenagem da lesão, com alívio imediato da dor.

Quando ocorre a furunculose, deve-se pesquisar e evitar o que está favorecendo o surgimento das lesões, estimulando-se a imunidade para combater a infecção.

Sempre procurar orientação médica para o tratamento dos furúnculos e da furunculose.

Fonte: Dra. Ivete Fauri
Compartilhar: OrkutTwitterFacebookE-mail

Veja também

Comentários

Alex postou em 18/11/2010, às 09:58:55

E quando o forunculo não rompe, apenas fica avermelhado, quente e muito dolorido mas sem aquele 'olho' amarelo? Estou assim há 4 dias e só dói, mas não parece querer romper. Agradeço desde já a atenção.

Naddy postou em 09/12/2010, às 03:54:09

tambem estou com um atras do pescoco e agora ta vermelho. No inicio ,pensei q era uma espinha porem nao tirei, deixei sair por si. Jah esta por uma semana e vou marcar medico pq estou preocupada, no entanto gostaria de saber como e o nome em ingles de furunculo pq nao esto no Brasil.

matheus postou em 11/09/2012, às 08:15:24

hahahahaha que coisa mais manero

paulo postou em 07/01/2014, às 11:00:56

E quando o forunculo não rompe, apenas fica avermelhado, quente e muito dolorido mas sem aquele 'olho' amarelo? Estou assim há 4 dias e só dói, mas não parece querer romper. Agradeço desde já a atenção.

Chico postou em 14/02/2014, às 20:37:40

E quando o forunculo não rompe, apenas fica avermelhado, quente e muito dolorido mas sem aquele 'olho' amarelo? Estou assim há 4 dias e só dói, mas não parece querer romper. Agradeço desde já a atenção.

Tamara postou em 26/07/2014, às 00:00:00

E quando o furunculo não rompe, apenas fica avermelhado, quente e muito dolorido mas sem aquele 'olho' amarelo? Estou assim há 4 dias e só dói, mas não parece querer romper. Agradeço desde já a atenção

Ketzia postou em 26/07/2014, às 00:06:51

E quando o forunculo não rompe, apenas fica avermelhado, quente e muito dolorido mas sem aquele 'olho' amarelo? Estou assim há 4 dias e só dói, mas não parece querer romper. Agradeço desde já a atenção


Regras para utilização deste espaço

Este espaço é destinado a livre troca de ideias, manifestação de opiniões e interação entre os internautas. Aprovamos os comentários em que o leitor expressa a sua opinião, ainda que divergente das apresentadas por autores e/ou entrevistados em reportagens, artigos, colunas, vídeos, fotos e demais conteúdos do site.

É expressamente proibida a publicação de mensagens com conteúdo:

  • Ilegal
  • Abusivo
  • Ameaçador
  • Nocivo
  • Obsceno
  • Profano
  • Difamatório de qualquer pessoa ou instituição
  • Discriminatório de credo, raça, condição social ou orientação sexual
  • De Incitação à violência e/ou ao crime contra pessoas, instituições, países ou a patrimônio público e privado
  • Capaz de ferir a reputação de pessoas ou organizações
  • Considerado spam ou correntes de mensagens
  • De propaganda política, de produto ou serviço
  • Falso ou fraudulento
  • Que viole o direito de propriedade de uma pessoa ou empresa
  • Que finja ser de autoria de outra pessoa, famosa ou não
  • Com textos em caixa alta, ou seja, somente com letras maiúsculas. Pelo uso e costume da internet, escrever em caixa alta pode ser interpretado como agressão aos outros usuários e também aos leitores; seria o equivalente a entrar em uma sala gritando.
  • Fora do tema proposto pela notícia, artigo, coluna ou postagem. Os comentários são bem-vindos, mas devem se ater ao tema proposto na página.
  • Postado por usuários com único objetivo de gerar “bate-boca”.
  • Que divulgue informações pessoais de outras pessoas.

Consequências por infração a estas regras:

  • Infrações podem levar a exclusão do conteúdo sem necessidade de retratação por parte do site. Usuários que forem denunciados ou tiverem conteúdos retirados do ar, poderão ter seus comentários pré moderados e IPs bloqueados.
  • Mediante determinação judicial, as informações poderão ser repassadas às autoridades competentes.
  • Será considerada falta gravíssima qualquer tentativa de fraude, inclusive para prejudicar outro usuário de forma que ele seja passível de perder seu direito de acesso ao site por interdição ou exclusão.

Obs.: Infelizmente, democracia não exclui divergências: em algumas ocasiões, conversas podem causar mal-entendidos.

Postar um comentário












Código de Segurança

Ao clicar em "Postar comentário", você estará assumindo total responsabilidade sobre o conteúdo de sua mensagem, além de estar implicitamente concordando com as regras apresentadas acima. Por medidas de segurança, seu ip 54.161.202.106 também será armazenado.